O eleitor brasileiro conectado
A pesquisa O QUE O ELEITOR CONECTADO QUER teve sua primeira versão nas eleições de 2014. Desde então, a cada período eleitoral, buscamos compreender a formação discursiva e simbólica dos eleitores brasileiros conectados.
A cada ano, novas variáveis são identificadas no comportamento de consumo de conteúdo digital, não apenas nas eleições, mas também nas estratégias de comunicação política e no próprio comportamento de consumo de conteúdo do eleitor.
A internet veio para ficar e desenvolve-se como o principal canal de comunicação entre candidatos e eleitores, mas ainda há muito o que se aprender no campo da comunicação política.
Na dimensão eleitoral, fazer uma campanha na internet para gerar engajamento e voto exige compreender o que O QUE O ELEITOR CONECTADO QUER.
A pesquisa, de método quantitativo, representa o esforço coletivo da escola de comunicação e marketing político Presença Online, responsável pela elaboração do questionário e produção do conteúdo; a Vitorino&Mendonça, empresa especializada em estratégias políticas e eleitorais, responsável pela análise e comentário de dados; além de parceiros estatísticos e um comitê científico composto de pesquisadores acadêmicos sobre o tema.