A pesquisa

PESQUISA

O eleitor brasileiro conectado

A pesquisa O QUE O ELEITOR CONECTADO QUER teve sua primeira versão nas eleições de 2014. Desde então, a cada período eleitoral, buscamos compreender a formação discursiva e simbólica dos eleitores brasileiros conectados.

A cada ano, novas variáveis são identificadas no comportamento de consumo de conteúdo digital,  não apenas nas eleições, mas também nas estratégias de comunicação política e no próprio comportamento de consumo de conteúdo do eleitor.

A internet veio para ficar e desenvolve-se como o principal canal de comunicação entre candidatos e eleitores, mas ainda há muito o que se aprender no campo da comunicação política.

Na dimensão eleitoral, fazer uma campanha na internet para gerar engajamento e voto exige compreender o que O QUE O ELEITOR CONECTADO QUER.

A pesquisa, de método quantitativo, representa o esforço coletivo da escola de comunicação e marketing político Presença Online, responsável pela elaboração do questionário e produção do conteúdo; a Vitorino&Mendonça, empresa especializada em estratégias políticas e eleitorais, responsável pela análise e comentário de dados; além de parceiros estatísticos e um comitê científico composto de pesquisadores acadêmicos sobre o tema.

O que a pesquisa identifica?

Perfil

Faixa etária
Gênero
Tamanho da cidade em que vota
Ideologia partidária

Voto

Pretensão de votar
Justificativas

Comportamento

Conteúdos que consome Influência sobre o voto
O que busca sobre o candidato

Canais e Formatos

Canais de informação
Formatos das mídias

Financiamento

Pretensão de doar
Valores doados
Justificativas

Destaques

Descobertas importantes Cruzamento de dados